quarta-feira, 30 de junho de 2010

Documentário e ficção no quarto dia da mostra competitiva em “noite cubana”

A programação deste domingo, 27, no 20º Cine Ceara levou à tela do Cine São Luiz duas produções realizadas em co-produção com Cuba; “Memória Cubana”, de Alice de Andrade e Ivan Nápoles e “Lisanka”, de Daniel Diaz Torres.

Em lançamento mundial, o documentário da filha de Joaquim Pedro de Andrade foi realizado a partir dos Noticieros ICAIC Latinoamericanos, cine jornais cubanos criados pelo cineasta Santiago Álvarez, produzidos durante trinta anos entre 1960 – 1990.

No palco, Alice de Andrade disse que o filme surgiu depois que ela participou de ação de salvaguarda do precioso material que em julho do ano passado foi incorporado no registro Memória do Mundo da UNESCO. “Espero que vocês se emocionem como eu me emociono ao ver este trabalho e com a forma de filmar dessa gente”, disse a cineasta.

Daniel Diaz Torres, que participa como depoente do filme de Alice, subiu ao palco do Cine São Luiz na seqüência. Assim como a colega, Daniel Diaz Torres também fez a premiere do longa-metragem no Cine Ceará, “antes mesmo de Havana”, declarou. O diretor também se disse feliz por estar no Ceara. “No Brasil e com brasileiros me sinto muito bem. Como se todos fossemos cubanos”, falou.


0 comentários:

Postar um comentário