quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mostra de Cinema Infantil do País reúne filmes de 14 estados

Primeiro evento no país dedicado ao audiovisual produzido para crianças, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis chega à nona edição, de 19 de junho a 4 de julho, como um termômetro do que há de mais significativo na produção nacional voltada ao público jovem.

Além dos 73 curtas brasileiros selecionados para a Mostra Competitiva, a versão 2010 do evento reserva a pré-estreia do longa-metragem Eu e meu guarda-chuva, dirigido por Toni Vanzolini. A programação prevê a exibição de curtas do Irã, Índia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, França, Bélgica, Holanda e Estados Unidos.

Além dos curtas estrangeiros, esta edição promove também a pré-estreia internacional de três longas: a ficção indiana Somos todos diferentes (Taare Zameen Par), de Aamir Khan, a animação alemã O melhor amigo da Lua (Moonbeam Bear), de Mike Maurus e Thomas Bodenstein, e a animação O segredo de Kells (Brendan et le secret de Kells), co-produção entre Irlanda, França e Bélgica dirigida por Tomm Moore.

Ao longo de 16 dias, alunos dos ensinos fundamental e médio, educadores, pesquisadores, cineastas e o público em geral alternam-se entre a plateia do Teatro Governador Pedro Ivo e as salas de debate do Majestic Palace Hotel, na capital catarinense.A previsão é de que este ano 25 mil crianças assistirão aos filmes no teatro ou em suas comunidades. Para os estudantes de escolas públicas, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis oferece transporte gratuito até o Teatro Governador Pedro Ivo.

Neste ano, a Mostra ampliou a premiação dos filmes vencedores com uma parceria fechada com a TV Brasil. Serão quatro prêmios-aquisição no valor de R$ 5.000,00. As categorias de Melhor Ficção e Melhor Animação serão escolhidas por um júri formado por profissionais de cinema e de educação, composto por Gilka Girardello (UFSC), Arthur Nunes (Animaking), Marco Stroisch (presidente do Funcine) e Igor Pitta (animador).  O Melhor Filme será definido pelo júri popular, com votação do público, e o Prêmio Especial será indicado por um júri formado por crianças. Até 2009, a Mostra oferecia um prêmio de R$ 1.000,00.


0 comentários:

Postar um comentário