segunda-feira, 5 de julho de 2010

Anima Forum oferece três apresentações interativas ao público

Complementando as atividades do Anima Forum, o festival traz para  profissionais e estudantes brasileiros três apresentações interativas, em que artistas internacionais consagrados em suas áreas dividem com o público sua experiência.

O brasileiro Guilherme Marcondes fala da concepção de filmes que misturam  técnicas de animação, o espanhol Jordi Grangel ilustra o desenvolvimento de um longa-metragem e o canadense Andy Malcolm mostra a sua especialidade: criar e gravar os mais diversos efeitos sonoros, fundamentais para todo tipo
de filme, especialmente os de animação.

Criação de Personagens para “A Noiva Cadáver” de Tim Burton

Jordi Grangel co-dirige com seu irmão Carlos o estúdio Grangel em Barcelona: um reconhecido centro criativo que presta serviços para produções de animação clássica e digital. Uma equipe altamente talentosa e dedicada de artistas, incluindo designers, animadores, escultores e pintores, cria e executa modelos, maquetes e produtos de licenciamento. Entre seus clientes estão DreamWorks SKG  Sony Pictures, Aardman, Warner Brothers, Universal Pictures, Amblin Entertaiment, Blizard Animation, Colossal Pictures, Walt
Disney Publications and Consumer Products.

Em sua apresentação, Jordi mostrará com farto material ilustrativo como foi a criação de personagens, adereços, figurinos, cenários e esculturas para um dos mais reconhecidos trabalhos em que participou, o longa em stop-motion “A Noiva Cadáver” do diretor americano Tim Burton.

Rio de Janeiro – Qua 21 de julho Teatro II CCBB – 10 às 13h

São Paulo – Qui 29 de julho Memorial da América Latina – 10 às 13h

Sonoplastia para Animação

Andy Malcolm se dedica à arte da sonoplastia desde os anos 1970, e sua paixão por esta arte o tornou um dos mais respeitados artistas dos efeitos sonoros no mundo. Seu estúdio, Footsteps Post-Production Sound Inc., fica em Toronto, Canadá.

Ele já trabalhou com os mais renomados diretores de filmes ao vivo e animação, tais como Robert Altman, Tim Burton, David Cronenberg, Norman Jewison, Neil Jordan, Spike Lee, Terrence Malick, Michael Mann, Robert Redford, Jay Roach e Gus Van Sant.

Em sua masterclass, Andy mostrará como cria sons incríveis para filmes de animação, convidando a platéia a participar deste processo.

Rio de Janeiro – Qui 22 de julho Teatro II CCBB – 10 às 13h

Não haverá em SP.

Animação na fronteira: Desenvolvendo projetos no limite entre técnicas


Guilherme Marcondes, animador e designer, é também convidado do Papo Animado (vide pag. XX), e em alguns de seus trabalhos costuma misturar com maestria as mais diferentes técnicas de animação.

Em sua masterclass ele apresentará com detalhes o desenvolvimento de alguns destes projetos (como o curta Tyger, que usa bonecos, animação 2D, 3D, maquetes, filmagem ao vivo, etc). Ele explicará como conceitua a produção deste tipo de filme, mostrando as artes de inspiração e o processo de preparação para as filmagens.

Rio de Janeiro – Sex 23 de julho Teatro II CCBB – 10 às 13h

São Paulo – Sex 30 de julho Memorial da América Latina – 10 às 13h

0 comentários:

Postar um comentário