terça-feira, 20 de julho de 2010

PARA CURTIR MAIS CURTAS 3,por Edison Delmiro

Laboratório para experiências audiovisuais


Muitos realizadores vêem no filme de curta-metragem um convite à experimentação, a oportunidade de praticar uma narrativa menos convencional. Já que não há mesmo muito tempo para a construção de personagens e situações multifacetadas, o recorte temporal da vida num curta pode ser apresentado ao público de formas unisitadas, mesmo correndo o risco de se destacar mais do que o conteúdo... o que acontece bastante neste tipo de filme. Para quem gosta de enredos contados de modo diferenciado, com um pé na tradição e outro na videoarte, eu recomendo os curtas-metragens da coletânea carioca que há no DVD Sete Curtas Premiados.

        Com a imagem dividida em split-screen, um homem e uma mulher se (des)encontram durante um telefonema no filme de Cavi Borges, ENGANO. Tudo é contado simultaneamente em um plano-sequência para ele e outro para ela: tem um potencial romance no diálogo e uma dose de suspense na expectativa do encontro. Desta seleção, é o meu favorito.

        Em AMOLADOR, o diretor Abelardo de Carvalho faz um minucioso exercício estético e propõe uma versão dos fatos que precederam em dez minutos uma famosa fotografia de Marc Ferrez na Rio de Janeiro de 1895. SETE MINUTOS é o título e a duração de um tenso acerto de contas entre dois traficantes de drogas em mais um complexo plano-sequência, dirigido por Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva. E a vida na favela também é cenário determinante na história de amor de NEGUINHO E KIKA, de Luciano Vidigal, com um olhar alternativo sobre um casal adolescente que representa a esperança de paz no meio da adversidade social.

        O gênero musical marca presença com NEGUINHO BABYLON, de Emílio Domingos e Cavi Borges, e traz mais uma chance do diretor praticar plano-sequência, acompanhando os caminhos de um rastafári pela cidade. O sexto filme, PICOLÉ, PINTINHO E PIPA, segue a trilha de um grupo de meninos por becos e ruelas de um morro, onde o cineasta Gustavo Melo constrói belíssimas imagens. Os garotos estão ansiosos para encontrar objetos velhos e levá-los ao carro de trocas, onde eles podem conseguir picolés refrescantes, pintinhos vivos e pipas para empinar.

        Todos estes filmes já citados podem ser vistos também online no Porta Curtas, mas o DVD ainda tem a exclusividade do irreverente e transgressor O FILME DO FILME ROUBADO DO ROUBO DA LOJA DE FILME, dirigido Marcelo Yuka (ex-integrante da banda O Rappa), Julio Pecly e Paulo Silva, o trio da Companhia Brasileira de Cinema Barato.

Engano 
De Cavi Borges, Ficção (2008) 11 min.

Amolador
De Abelardo de Carvalho, Ficção (2008) 10 min.

Sete Minutos
De Cavi Borges, Júlio Pecly e Paulo Silva, Ficção (2007) 7 min.

Neguinho e Kika
De Luciano Vidigal, Ficção (2005) 18 min.

Pretinho Babylon
De Cavi Borges e Emílio Domingos, Ficção (2007) 17 min.

Picolé, Pintinho e Pipa
De Gustavo Melo, Ficção (2006) 15 min.

O Filme do Filme Roubado do Roubo da Loja de Filme
De Marcelo Yuka, Julio Pecly e Paulo Silva, Ficção (2006) 7 min.




*EDISON DELMIRO, professor de Roteiro Audiovisual e Teoria do Cinema, Doutor em Comunicação e Semiótica, um dos curadores da mostra Olhar Brasilis de 2007 e 2008 do Festival Curta Santos.

0 comentários:

Postar um comentário