quinta-feira, 15 de julho de 2010

‘Revelando os Brasis' recebe inscrições até o dia 30 de julho

Projeto ‘Revelando os Brasis’ tem inscrições abertas até 30 de julhoMoradores de municípios brasileiros com até 20 mil habitantes podem se inscrever até o dia 30 de julho, para a quarta edição do projeto ‘Revelando os Brasis’, desenvolvido em parceria pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Instituto Marlin Azul. O objetivo é promover a inclusão audiovisual da população do interior, por meio da produção de vídeos que contem histórias reais ou de ficção, elaboradas pelos próprios habitantes dessas cidades.

Os vídeos são exibidos em sessões abertas nas comunidades e transformados em DVDs, que incluem os bastidores das oficinas e das filmagens. A distribuição é gratuita para universidades, escolas de cinema, pontos de cultura, cineclubes, além dos próprios autores.

A média de inscrições recebidas anualmente pelo projeto é de 700 a 800. Uma comissão formada por profissionais da área do audiovisual e acadêmicos das cinco regiões do país se encarrega de fazer a seleção das histórias com potencial para serem transformadas em filmes.

Desde a primeira edição, em 2004, o projeto produziu 120 obras. Algumas delas foram levadas a festivais de cinema no Brasil e no exterior. Beatriz Lindemberg ressaltou que muita gente, a partir do Revelando os Brasis, acaba se interessando pela linguagem do audiovisual e, muitas vezes, se profissionalizando.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sites do concurso e do  Ministério da Cultura e nas secretarias de educação e de cultura das Prefeituras dos municípios com até 20 mil habitantes.

0 comentários:

Postar um comentário