terça-feira, 13 de julho de 2010

PARA CURTIR MAIS CURTAS 2, por Edison Delmiro

Humor que fez crítica e ganhou prêmios em Brasília


Curtas-metragens premiados servem como indicadores de êxito na difícil tarefa de entreter com qualidade em pouco tempo, e por isso eu recomendo a seleção do DVD Curta Brasília - Vol. 1, cuja maioria dos filmes também está disponível no Porta Curtas, para serem vistos online. O gênero que prevalece nesta boa coletânea de olhar brasiliense é a comédia, porém aqui vale nos lembrarmos do contraponto ao gênero clássico chamado Tragédia, principalmente ao seu potencial para uma crítica audiovisual democrática e para a sátira de ideias, dogmas e situações. O tom é de crítica social e, com diferentes cenários, a natureza humana é sempre testada em pleno cotidiano urbano.

Com leveza e um protagonista carismático, LEO 1313 é quase despretencioso ao mostrar o choque de classes à moda brasileira. O título faz menção à placa de um carro esporte cujo motorista exibido conduz tirando onda de tudo e todos. A direção é de Betse de Paula, e como é ligeiro vale uma olhada. Em SINISTRO, de Rene Sampaio, a rotina de um monte de personagens será alterada por um acidente que, de alguma forma, ligará todos eles. A trama é engenhosa e o humor é acido e politicamente incorreto, ou seja diversão garantida. Tem também MOMENTO TRÁGICO, onde uma separação dá origem a dores de amores quase incuráveis, e faz o homem abandonado colocar um amigo para espionar a terapia em grupo da sua ex-mulher. A diretora Cibele Amaral se destaca também como atriz.

Na animação O LOBISOMEM E O CORONEL além da beleza plástica há uma inesperada – para não dizer improvável – combinação entre a modernidade da computação gráfica e a tradicional iconografia típica da literatura de cordel, cheia de símbolos folclóricos. Ao invés da dialética entre uma forma high tech e uma manifestação popular, o que mais aparece é a harmonia entre tiradas de humor e narrativa mitológica. Os admiradores de animação e design multimídia devem conhecer o trabalho de Elvis K. Figueiredo e Ítalo Cajueiro.


Uma dica exclusiva do DVD, pois não o encontrei em streaming na internet, é o anarquista e provocador UM TRAILER AMERICANO. Um triângulo amoroso sem crises em que dois homens e uma mulher passam os dias assistindo trailers de filmes americanos, enquanto vivem num trailer estacionado atrás de um drive-in. Um motivo a mais para ver o filme de José Eduardo Belmonte: Marcélia Cartaxo no elenco.

Leo 1313 
De Betse de Paula, Ficção (1997) 6 min.

Sinistro
De Rene Sampaio, Ficção (2000) 17 min.

Momento Trágico
De Cibele Amaral, Ficção (2003) 17 min.

O Lobisomem e o Coronel
De Elvis K. Figueiredo, Animação (2002) 10 min.

Um Trailer Americano
De José Eduardo Belmonte, Ficção (2002) 14 min.




EDISON DELMIRO, professor de Roteiro Audiovisual e Teoria do Cinema, Doutor em Comunicação e Semiótica, um dos curadores da mostra Olhar Brasilis de 2007 e 2008 do Festival Curta Santos.

0 comentários:

Postar um comentário