Humor que fez crítica e ganhou prêmios em Brasília


Na animação O LOBISOMEM E O CORONEL além da beleza plástica há uma inesperada – para não dizer improvável – combinação entre a modernidade da computação gráfica e a tradicional iconografia típica da literatura de cordel, cheia de símbolos folclóricos. Ao invés da dialética entre uma forma high tech e uma manifestação popular, o que mais aparece é a harmonia entre tiradas de humor e narrativa mitológica. Os admiradores de animação e design multimídia devem conhecer o trabalho de Elvis K. Figueiredo e Ítalo Cajueiro.
Uma dica exclusiva do DVD, pois não o encontrei em streaming na internet, é o anarquista e provocador UM TRAILER AMERICANO. Um triângulo amoroso sem crises em que dois homens e uma mulher passam os dias assistindo trailers de filmes americanos, enquanto vivem num trailer estacionado atrás de um drive-in. Um motivo a mais para ver o filme de José Eduardo Belmonte: Marcélia Cartaxo no elenco.
Leo 1313
De Betse de Paula, Ficção (1997) 6 min.
Sinistro
De Rene Sampaio, Ficção (2000) 17 min.
Momento Trágico
De Cibele Amaral, Ficção (2003) 17 min.
O Lobisomem e o Coronel
De Elvis K. Figueiredo, Animação (2002) 10 min.
Um Trailer Americano
De José Eduardo Belmonte, Ficção (2002) 14 min.
EDISON DELMIRO, professor de Roteiro Audiovisual e Teoria do Cinema, Doutor em Comunicação e Semiótica, um dos curadores da mostra Olhar Brasilis de 2007 e 2008 do Festival Curta Santos.
0 comentários:
Postar um comentário