segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Festa de selecionados agita realizadores da Baixada Santista

por Lincoln Spada, especial para o Blog do Curta Santos


Centenas de olhares fixos à uma tela de 2x2 metros instalada sexta-feira à noite, 26, ao lado do Conversa Fiada Bar – Praça Benedito Calixto 13, Santos. Assobios, aplausos e brindes eram sinais de comemoração aos vídeos selecionados para a oitava edição do Curta Santos. Das 250 produções audiovisuais inscritas, 40 serão exibidas no festival pelas mostras competitivas: Videoclipe Brasilis, Videoclipe Caiçara, Olhar Caiçara Independente e Olhar Caiçara Universitário. O diretor de produção do evento Júnior Brassalotti destaca: “O melhor do Audiovisual de nossa região está aqui”.

Melhor Atriz do 5º Curta Santos, Rosane Paulo afirma: “O festival cresceu muito em pouco tempo e oferece oportunidade aos produtores, realizadores e estudantes locais de mostrem os seus trabalhos na telona”. O evento reuniu mais de 200 pessoas de diversos segmentos da Baixada Santista. Uma professora de Rádio e TV dividia uma porção de fritas com universitários de Jornalismo. Noutra mesa, a dona-de-casa conversava com uma atriz profissional. De pé, um diretor de curtas-metragens cumprimentava o bateirista de uma banda independente de rock. Ao mesmo tempo, um ex-aluno da Oficinas Querô vibrava com o amigo documentarista o resultado da lista de selecionados.

Nos oito anos de existência, o festival revelou muitos talentos da Baixada Santista, mostrando que a região é um dos maiores pólos audiovisuais no cenário nacional. “Malu e Fred” esteve em outros festivais do País após receber cinco prêmios na categoria Olhar Caiçara Independente na última edição. Responsável pelo curta-metragem, Rodrigo Bernardo se entusiasma: “Esse é o meu terceiro curta-metragem [Azul Marinho Preto e Branco] selecionado pelo Curta Santos. É muito bom poder ser reconhecido em nossa Cidade”. Bernardo conta que todo o roteiro foi alterado para que as gravações de sua mais nova obra ocorresse em Santos.

Por sua vez, o diretor Dino Menezes já foi premiado cinco vezes pelo festival: “Comecei minha carreira em curtas-metragens com a primeira edição do evento”. Participante de todas as edições, Menezes garante que o festival abriu as portas para que o curta “Lóvi Stori” fosse exibido posteriormente em mais de 15 países. Nesse ano, Menezes teve o seu filme documental “Santos Minha Paixão” convidado a participar de uma mostra especial. A paixão que move os torcedores santistas é a inspiração do diretor. A obra tem depoimentos de jogadores, da equipe técnica, dos torcedores e cenas de partidas em diversas cidades desde 2008 até a conquista do Campeonato Paulista de 2010.

Só os Loucos Sabem – Brassalotti e o diretor geral Ricardo Vasconcellos pedem aplausos a Toninho Dantas durante o evento. O festival idealizado por Toninho lhe faz uma memória póstuma com o tema: “Só os Loucos Sabem”. “Trata-se da loucura criativa que o fazia agir. A escolha do tema foi reformulada em sua homenagem”, diz Brassalotti. A banda Charlie Brown Jr. interpretará a canção-título na abertura oficial do 8º Curta Santos.

0 comentários:

Postar um comentário