quinta-feira, 26 de agosto de 2010

SELECIONADOS PARA O OLHAR CAIÇARA INDEPENDENTE E UNIVERSITÁRIO

O diretor geral Ricardo Vasconcelos ao lado do diretor de produção, Junior Brassalotti e a diretora de mostras, Tássia Albino, do 8º Curta Santos anunciaram a lista de selecionados para as mostras Olhar Caiçara Independente e Olhar Caiçara Universitário. Quase 200 pessoas observavam atentamente os curtas-metragens da Baixada Santista que estão presentes no festival. “O evento é o único que dá tamanha oportunidade para os produtores, realizadores e estudantes locais para mostrarem os seus trabalhos na ‘telona’”, afirma a atriz Rosane Paulo.
SELECIONADOS OLHAR CAIÇARA UNIVERSITÁRIO

A CARTOMANTE
Direção: Aline Benedito e Taisa Lira
09’33” │ animação │ cor │ Unisanta │ Santos-SP │ 2009
Bárbara, uma cartomante cansada de sua rotina, nem imagina as aventuras que a esperam. Trazida repentinamente ao mundo das personagens lúdicas de seu Tarô pelo Enamorado, ela vai se meter em apuros em companhia no Louco, da Temperança e fugindo da Morte. A animação, em Stop Motion, toca no assunto do rito da passagem: o fim de um ciclo e o início de outro.
www.youtube.com/animacaocartomante            animacaocartomante@gmail.com

A LOUCURA É DE TODOS NÓS
Direção: Vinícius Silva
14’42” │ documentário │ cor │ Unimonte │ Itanhaém e Santos-SP │ 2010
O curta "A loucura é de todos nós" retrata a transformação ocorrida no campo da saúde mental por meio da reforma psiquiátrica e da luta anti-manicomial. Através de depoimentos e imagens de arquivo, este curta busca denunciar antigos crimes cometidos contra pacientes psiquiátricos, e principalmente
acordar a população para essa luta por cidadania.
viniruchis@gmail.com

ENSAIO SOBRE A FABRICAÇÃO DO REAL
Direção: Amanda Serra, Diogo Venturelli, Rodrigo Nardelli e Thiago Chichorro.
14’35” │ documentário │ cor │ Unisanta │  Santos-SP │ 2009
Vivemos em um mundo onde a informação transmitida por meio de imagens predomina. Somos reféns desse bombardeio, que nos prende longe da experiência. Tudo o que conhecemos, descobrimos à distância.
A realidade que nos chega não é tão real quanto parece. Um maquiador de defuntos, um editor de fotos, um cirurgião plástico, uma fotógrafa de alimentos, um homem responsável por milhões de impressões diariamente, um narrador esportivo do rádio, uma pesquisadora de imagens arquivadas numa emissora de tv e um cego.
Oito personagens e uma coisa em comum: o envolvimento direto com a imagem.
thiagochichorro@gmail.com

FIGURA – BASEADO EM FATOS SURREAIS
Direção: Leonardo Ferreira
18’32” │ ficção │ cor │ Unimonte │  Santos-SP │ 2010
Arte e vida na rua, onde é cada vez mais difícil distinguir o marginal do cidadão – cada um tem sua liberdade, ordem e progresso. Sete personagens representam a malandragem brasileira sob diversos pontos de vista, tal como se analisa uma figura, e seus muitos significados, classificações e contradições. Um ensaio em alta indefinição. Realizado em Santos, São Paulo, Brasil.
http://vimeo.com/10705329                   lferreiram@ig.com.br

NOS OLHOS DA ESPERANÇA
Direção: Ailton Martins
16’37” │ documentário │ cor │ Unimonte │ Santos-SP │ 2009
Jânio é um rapaz de vinte anos que foi preso na orla da praia da Cidade de Praia Grande confudido de fazer parte de um grupo de jovens que promoveram um arrastão. Mesmo sem provas ficou preso durante 11 meses. Leide e Francisco a mãe e o pai de Jânio precisam lutar para provar a inocência do filho, enfrentando a principal dificuldade que esbarra num problema social ainda não resolvido no Brasil. "Ser pobre é ser culpado até que se prove ao contrário?"
http://ailtonrtv.blogspot.com/               ailtonradiocine@hotmail.com

OITO
Direção: Clayton Gama
08’00” │ ficção │ cor │ Unimonte │ Santos-SP │ 2009
Oito, cíclico, um número que começa e termina em si mesmo. Ou não termina.
clayton_ultimate@hotmail.com

SANTOSKATE – A TRAJETÓRIA DO SKATE EM SANTOS
Direção: Roberta Ramos Franco e Thainara Gouveia
20’00” │documentário │ cor │ Unimonte │ Santos-SP │ 2009
SantoSkate - A trajetória do skate em Santos, tem como idéia documentar esse esporte que vem dominando cada vez mais o cenário santista. Além de valorizar a prática do skate, o documentário resgata a história dessa modalidade na cidade e o conduz até os dias atuais.
thainaragouveia@uol.com.br                robertaramosfranco@hotmail.com

SANTOS SURF CITY – ONDE TUDO COMEÇOU
Direção: Bruno Penna, Camila Alvarez, Felipe Santos e Vitor Pajaro
15’00” │ documentário │ cor │  Unisantos │ Santos-SP │ 2009
Mais de 70 anos de história contados por quem vivenciou o começo de tudo e as mudanças através das décadas. A cidade onde o surf nasceu no Brasil transformou a imagem de um esporte marginalizado em instrumento de inclusão social. Adrenalina e solidariedade se misturam em Santos Surf City.
www.surfinsantoss.blogspot.com         surfinsantos@gmail.com

SEM PURPURINA – REALIDADE GLBTT NA BAIXADA SANTISTA
Direção: Fernanda Balbino Lara Finochio Lívia Carvalho Xenda Amici
15’00” │ documentário │ cor │ Unisantos │ Santos-SP │ 2009
Sem Purpurina - Realidade GLBTT na Baixada Santista documenta as histórias de homossexuais, bissexuais, transexuais e transgêneros que vivem cercados pelos olhos curiosos da sociedade. Quais batalhas por políticas públicas voltados à diversidade sexual o movimento já conquistou? Quais direitos ainda não foram reconhecidos? O documentário mostra os sonhos, as alegrias, os dramas e a luta contra o preconceito sob a visão da comunidade GLBTT e especialistas.
xeamici@gmail.com

SOBRE ELAS
Direção: Silvana Andrade
19’47” │ documentário │ cor │ Unimonte │ Santos-SP │ 2009
Sobre elas é um documentário sobre se aceitar tal como se é. É sobre coragem e sobre ser tolerante diante da intolerância.  É sobre envelhecer satisfeito e seguro de que fez o melhor diante de tudo. É sobre qualquer um que para pra refletir sobre o que é uma vida plenamente vivida. Sobre elas é sobre tudo isso e apenas sobre elas mesmas.
silaol@hotmail.com


SELECIONADO OLHAR CAIÇARA INDEPENDENTE

AZUL MARINHO PRETO E BRANCO
Direção: Rodrigo Bernardo
20’00” │ ficção │ cor │ Santos-SP │ 2010
TÃO e MIKA se relacionam de forma aberta com as circunstâncias da vida. Os personagens se envolvem em uma relação, tão forte como inquietante, que de certa forma, põe em causa os valores da nossa sociedade.
rodrigo@chocolatefilmes.com.br

BALADA A UM DESVALIDO
Direção: Cristiano Sidoti
07’15” │ experimental │ P&B │ Santos-SP │ 2010
O cais, a boca, um poeta e um desvalido. Sentimentos paralelos. Saudações a Plínio Marcos.
frutapao@terra.com.br             crissidoti@hotmail.com

CANAIS DE SANTOS
Direção: Juh Guedes
07’22” │ documentário │ cor │ Santos-SP │ 2009
O curta celebra o centenário dos canais e mostra, com fotos e vídeos históricos, toda a importância das obras que se tornaram marcos da cidade e referência em saúde pública no país.
www.oficinasquero.org             ana@oficinasquero.org

CANTE LÁ QUE EU CANTO CÁ
Direção: Aline Benedito e Taisa Lira
06’33” │ ficção │ cor │ Santos-SP │ 2009
Um sertanejo exalta as diferenças entre o seu estilo de vida em oposição ao da cidade. Passando por diferentes cenários ele fala como o seu carma sofredor é muito mais intenso e belo que a vida nos centros urbanos. Uma adaptação do conto de cordel de Patativa do Assaré.
taisanobrelira@yahoo.com.br

DE VELHA BASTA EU
Direção: Victor Luiz dos Santos
08’40” │ ficção │ cor │ Santos-SP │ 2010
De forma sutil e bem humorada o filme retrata o universo da terceira idade através da história da personagem Estela. Uma jovem senhora de 65 anos que namora e vai a festas sem deixar que a idade seja maior do que a alegria de viver.
victor.luiz4@hotmail.com

MANEQUIM
Direção: Kauê Nunes Melo
10’00” │ ficção │ cor │ Santos-SP │ 2010
Escritor em crise criativa se apaixona por uma manequim de uma loja.
dosedeinspiracao@gmail.com              kauefdc@hotmail.com

MULHERES DA PRAINHA
Direção: Luciana Sotelo e Ilton Fernandes
18’40” │ documentário │ cor │ Guarujá-SP │ 2010
É uma produção que traz à tona a realidade vivida por mulheres de uma comunidade carente chamada Prainha, em Vicente de Carvalho, Guarujá. Uma área miserável, a margem do Porto de Santos e cortada por uma linha ferroviária que tira o sossego dos moradores. Na favela, elas convivem diariamente com as mais variadas dificuldades, mas nem por isso, esquecem da felicidade.
lucianasotelo@uol.com.br        Ilton.video@gmail.com

NA FORÇA DOS VENTOS
Direção: Alyson Montrezol
20’00” │ documentário │ cor │Praia Grande -SP │ 2010
O documentário curta-metragem veleja na narrativa cinematográfica mostrando as dificuldades da navegação para chegar aos vilarejos, as belezas naturais da região sul do estado do Rio de Janeiro e região da Baixada Santista e o desafio de ajudar ao próximo e levar amor. Em 2006 um casal criou o projeto Velejando com Deus, tendo como principal objetivo levar amparo, alegria e esperança a vilarejos carentes em locais remotos com acesso somente pelo mar.
contato@phanton.art.br                        alyson@phanton.art.br

NÃO DIGA ADEUS
Direção: Marco T. ALves
06’22” │ ficção │ P&B │ Santos-SP │ 2010
Um casal de jovens termina um relacionamento. A NAMORADA, que tomou a iniciativa, logo parte para outra experiência. O NAMORADO convive com o sofrimento de uma perda. Diante de uma nova possibilidade de ser feliz, ele reage e vai atrás do que pode ser o início de um novo romance.
marcotalves.cinema@gmail.com

VIDA AO REVÉS
Direção: Edrien Esteves
10’00” │ ficção │ cor │Guarujá-SP │ 2010
Ao ser abordado pela polícia enquanto fumava maconha à beira mar, um jovem criminoso, portando um revólver, faz uma mulher refém. A grosso modo o curta-metragem conta a história de um seqüestro. No entanto, o diálogo entre o sequestrador e a vítima é o fio condutor de um drama social representado por personagens que são arquétipos de uma juventude carente e criminosa e do cidadão comum. O filme, inspirado em fatos reais, transita entre a vida se fazendo de forma tão assustadora e insegura e uma história comum sendo representada cinematograficamente com realismo, ação e arte.
edrienesteves@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário