quarta-feira, 18 de agosto de 2010

‘Mirada’ promove intercâmbio cultural em Santos

por Tatiana Paiva, com colaboração de Pablo Menin
da assessoria de comunicação do 8º Curta Santos


O Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas chega ao Brasil com a escolha da cidade de Santos para sediar seus eventos. O Mirada, cujo nome é “santista”, mapeia referências da produção de 12 países (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela) por meio de 31 espetáculos e diversas atividades formativas que acontecerão entre os dias 2 e 11 de setembro.

O evento tem como objetivo principal promover o intercâmbio cultural entre os países dos continentes americano e europeu, transpondo a barreira da língua não só por meio da expressividade corporal ou da legenda eletrônica, mas também pela preocupação com a pluralidade de pesquisas e linguagens.

Com a leitura de dois textos sobre o mar - símbolo da ligação Ibero-Americana - e os discursos, em tom de descontração e expectativa por um evento internacional, do diretor do SESC, Danilo Miranda, do secretário de cultura de Santos, Carlos Pinto, e da atriz, diretora e pesquisadora teatral Neide Veneziano, foi aberto o Mirada nesta segunda-feira, 16, no SESC, em Santos.

“Santos foi escolhida para sediar o evento não só pelo Porto, que é um símbolo da chegada dos imigrantes e das novas culturas, mas também por sua grande contribuição para o teatro em nível nacional”, comenta o diretor do SESC, Danilo Miranda. Para ele, a realização de um festival internacional como o Mirada é motivo de orgulho para a região.

“Eventos como esse são indispensáveis para o crescimento da cultura na região, assim como o Curta Santos, que incentiva a produção cultural na forma audiovisual”. Danilo considera ainda, que as mídias digitais são fundamentais para a divulgação desses festivais. “Eu mesmo faço parte do Facebook. As novas mídias são fantásticas, porque além das divulgações ela aproxima o jovem das novidades culturais”.

O diretor do Fescete – Festival de Cenas Teatrais-, Pedro Norato afirma que o Mirada trará muitos benefícios para o teatro santista. “A proximidade com outras culturas com certeza vai enriquecer e trazer um novo olhar para a cena santista”.

A Trupe Olho da Rua é o único grupo de Santos e região a participar do Festival. Para o ator da companhia, João Paulo, um evento como o Mirada é um verdadeiro marco para a cidade. “Em um país onde não há grandes incentivos culturais, trazer um evento internacional e deste porte para Santos é motivo de comemoração. A diversidade cultural e de conteúdo que o Festival vai proporcionar é importantíssima”.




A atriz, diretora e pesquisadora teatral Neide Veneziano também esteve na abertura do festival. “O Mirada vai colocar Santos no circuito internacional de teatro”. Neide considera que o Curta Santos também eleva o nível cultural de Santos. “Me orgulho muito do Curta Santos, já é um evento nacional muito importante de produção audiovisual. Com certeza, o Mirada vai conseguir o mesmo nível de importância e de produção teatral”.

O Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos acontecerá em diferentes pontos da cidade, inclusive no SESC. Intercalado com um importante festival de dança, o Mirada acontecerá a cada dois anos.

0 comentários:

Postar um comentário