sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Loucos do Cinema - Jan Svankmajer

por Ricardo Prado

Jan Svankmajer nasceu em Praga, capital da então Tchecoslováquia, em 4 de setembro de 1934. Quando criança, ganhou de Natal um presente que definiria sua vida e carreira para sempre: um teatrinho de marionetes. Estudou na Escola de Artes de Praga e, mais tarde, no Departamento de Marionetes da Academia de Artes de Praga. Fundou o Teatro de Máscaras, ajudou na produção "Doktor Faust" do cineasta Emil Radok e passou a trabalhar no teatro Laterna Magika, conhecido por realizar somente espetáculos sem falas.

A rotina do Laterna Magika influenciou bastante o primeiro filme de Svankmajer, "The Last Trick"*, lançado em 1964, cujo elenco consiste unicamente de dois marionetes.

"The Last Trick" (curta, 1964)
Com: Sem elenco
Dois mágicos, Mr. Schwarzwald e Mr. Edgar, tentam impressionar um ao outro, com graves consequências.

Várias das marcas do cinema recente de Svankmajer provêm do Surrealismo. Mas o contato do cineasta com essa escola só se deu em "The Garden" (1968), quando contou com a ajuda do teórico literário Vratislav Effenberger.

"The Garden" (1968)
Com: Jirí Hálek, Ludek Kopriva, Míla Myslíková
Frank vai visitar seu amigo Josef, que faz questão de apresentá-lo à mulher e aos seus estimados coelhos. Só que Frank fica preocupado com o fato da cerca da casa de Frank ser feita de pessoas de mãos dadas.

Entre o começo dos anos 70 e 1981, há um rombo na filmografia de Svankmajer e isso se deve a fatores políticos. O cineasta foi proibido de fazer filmes pelas autoridades checas em 1972, por conta dos trabalhos com temática pesada e, na visão deles, política. Vários de seus filmes feitos nessa época foram paralisados e lançados só depois que o governo o autorizou a filmar novamente.

Um dos filmes realizados após esta proibição foi "Dimensions of Dialogue", que é tido pelo cineasta Terry Gilliam como uma das melhores animações da história do cinema.

"Dimensions of Dialogue" (1982)
Com: Sem elenco
O curta mostra diversas interações entre duas cabeças animadas em stop-motion. Os "diálogos" sempre começam de forma harmoniosa, mas acabam desandando.

O trabalho de Svankmajer é responsável por ter influenciado muitos outros artistas que lidam com animação, como Tim Burton, Terry Gilliam e os irmãos Quay. Diferente de outros cineastas, o grosso da filmografia dele está nos mais de 20 curtas dirigidos por ele. Quase 30 anos depois de realizar o primeiro curta, conseguiu filmar seu primeiro longa, "Alice".

"Alice" (1988)
Com: Kristýna Kohoutová
Adaptações para o cinema do clássico "Alice no País das Maravilhas" existem aos montes, mas a de Svankmajer prima pela originalidade. A história toda se passa dentro de uma casa, e os personagens de Lewis Carroll são vividos por utensílios domésticos, como facas, cadeiras, entre outros. A única personagem humana é Alice, vivida pela jovem Kristýna.

As marcas registradas do cineasta incluem sons exagerados, sequências rápidas em stop-motion, interação entre seres animados e inanimados e a mistura do uso de massinha com marionetes. Estes elementos geralmente são associados à filmes infantis, mas com Svankmajer ganham outra dimensão. A temática é sempre macabra.

Ao longo dos anos, Svankmajer passou a usar mais pessoas e menos seres inanimados em seus filmes. Ainda assim, manteve a atmosfera sombria e o stop-motion. Em "Fausto", por exemplo, a história começa como qualquer outro filme, mas chega a proporções que beiram o "nonsense".

"Fausto" (1994)
Com: Petr Cepek, Jan Kraus, Vladimír Kudla, Antonin Zacpal
Tendo como ponto de partida a fábula alemã que conta sobre o homem que fez um pacto com o diabo, "Fausto" investe pesado na interação do personagem humano, vivido por Cepek, com diversos marionetes. O personagem dele é direcionado a um teatro abandonado, onde os marionetes criam vida e passam a encenar a fábula.

Nos anos 90 e 2000, o trabalho dele com longas ganhou um novo gás. São filmes menos calcados no Surrealismo e outras marcas de Svankmajer, mas que ainda trazem as características únicas dele, mesmo que às vezes seja necessário um olho treinado para percebê-las. Ao mesmo tempo, foi recebendo mais liberdade para ousar.

"Conspiradores do Prazer" (1996)
Com:    Petr Meissel, Gabriela Wilhelmová, Barbora Hrzánová, Anna Wetlinská, Jirí Lábus, Pavel Nový
Seis pessoas têm fetiches bem específicos e estranhos que valorizam bastante.



"O Corsário" (2000)
Com: Veronika Zilková, Jan Hartl, Kristina Adamcová
Um casal descobre que não pode ter filhos. Para fazer a mulher se sentir melhor, o marido encontra um tronco no quintal e esculpe uma criança a partir dele. Ao receber a "criança", a mulher passa a tratá-la como seu filho. O problema: o novo integrante da família tem um apetite insaciável.

"Lunacy" (2005)
Com: Pavel Liška, Jan Tríska, Anna Geislerová, Martin Huba, Jaroslav Dušek, Pavel Nový
Primeira tentativa de Svankmajer de realizar um autêntico filme de terror. No filme, um homem preso em um hospital psiquiátrico vive horrores que chegam ao metafísico. Inspirado em trabalhos do Marquês de Sade e de Edgar Allan Poe.

No momento, Svankmajer tem um filme inédito pronto para lançamento. "Surviving Life" terá sua estreia no Festival de Veneza de 2010, e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. O filme traz animação feita com fotos recortadas, além de partes com atores reais. Aos fãs, uma notícia triste: anunciou que "Surviving Life" pode ser seu último filme.

Curiosidades

Foi casado com a pintora surrealista Eva Svankmajerová até a morte dela, em 2005. Ela colaborou com vários filmes do marido, incluindo "Fausto" e "Alice". Tiveram dois filhos.
A coletânea de curtas de Svankmajer foi lançada em DVD, mas, infelizmente, está indisponível no Brasil.
A influência do trabalho do diretor sobre os irmãos Quay foi tanta que os cineastas deram o nome dele a um de seus filmes: "O Gabinete de Jan Svankmajer", de 1984.
Sobre Kafka, Svankmajer teria dito que "ambos estamos do mesmo lado do rio, mentalmente".
O conterrâneo Milos Forman ("Um Estranho no Ninho","Amadeus") classificou o trabalho de Svankmajer de forma matemática: "Disney + Buñuel = Svankmajer".

* - Os títulos dos filmes de Svankmajer citados neste artigo que não têm nome em português estão em inglês, e não no idioma original, o checo.

0 comentários:

Postar um comentário