sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Confira os destaques da festa dos selecionados do 8º Curta Santos



Olhar Caiçara Independente




Uma salva de palmas em homenagem ao idealizador do Festival Curta Santos, Toninho Dantas. Foi assim que o diretor de produção Júnior Brassalotti homenageou com a multidão presente “aquele que hoje faz parte da constelação celeste”. Em seguida, Brassalotti apresentou a lista dos selecionados do Olhar Caiçara Independente.

Kauê Nunes dirige a trama sobre um escritor que está em crise e faz de uma manequim sua obsessão platônica. “Manequim” entrou no circuito do Olhar Caiçara Independente e todos da mesa de Nunes foram cumprimentá-lo.

A equipe produtora do curta “Canais de Santos” também comemorava enquanto, na telona, rolava o trecho do documentário que conta a história da principal construção de Saturnino de Brito. “Agora é torcer para ganhar o prêmio”, diz ansioso Nildo Ferreira. Seu amigo, Victor Luiz,  dirige outro filme que estará no festival – Velha Basta Eu –, e elogia a oportunidade que o Curta Santos oferece: “Aqui sempre nos identificamos com o trabalho de outros profissionais”.

Olhar Caiçara Universitário

Antes da divulgação da lista dos selecionados, o diretor de produção Júnior Brassalotti comemorava: “O crescimento e o amadurecimento das produções audiovisuais tanto em quantidade, quanto em qualidade são inegáveis.” Vinte curtas-metragens e vinte videoclipes serão exibidos na oitava edição do Curta Santos.

Thiago Chichorro vibrou “quando vi a minha filha ‘Ensaio Sobre a Fabricação do Real’ na tela”. O documentário foi a sua tese de conclusão de curso de Jornalismo no ano passado. “O curta é uma reflexão feita por oito pessoas que filosofam a imagem e a realidade”, diz Chichorro. Outro documentário feito pelo universitário Vinícius Silva abordou a saúde mental e tem no título uma relação com o tema do festival: “A Loucura de Todos Nós”.

O curta-metragem “Na Força dos Ventos” também foi selecionado. O vídeo que narra o cotidiano de um casal que vive em alto-mar foi produzido pelos irmãos Montrezol durante cinco viagens feitas em um veleiro pelas praias de São Paulo e Rio de Janeiro. Vencedor do Olhar Caiçara Universitário na última edição, André Montrezol brinca: “A arte é louca, mas até que me acho bem normal”.

Os Selecionados – Videoclipe Brasilis

“O melhor do Audiovisual de nossa região está aqui”, brinda o diretor geral Júnior Brassalotti na apresentação dos videoclipes exibidos na 8ª edição do Curta Santos. Dez vídeos estarão concorrendo no festival na categoria Videoclipe Brasilis. Tema do Curta Santos, “Só os Loucos Sabem”, da banda Charlie Brown Jr. abriu a lista de selecionados.

No Haiti, Allan Montrezol e Leandro Prado estiveram nas gravações do videoclipe “Revolução do Amor”, do intérprete Ortegas. O vídeo contou com as vozes de haitianos numa música que inspire a reconstrução do país que sofreu no início de 2010 um terremoto que matou 300 mil pessoas. “A canção é a trilha sonora do documentário que estaremos lançando em 2011”, comenta Montrezol. Por sua vez, Prado fala emocionado sobre a obra selecionada: “Não tem como traduzir quando vemos o resultado. Trata-se de um prazer enorme, de um sentimento de realização”.

Os Selecionados – Videoclipe Caiçara

Às nove horas da noite, o diretor geral Ricardo Vasconcelos fazia a abertura do evento que divulgou a lista dos vídeos selecionados para o Curta Santos. A oitava edição contará com dez vídeos de bandas ou cantores da região concorrendo aos prêmios da categoria Videoclipe Caiçara. Muitos produtores celebravam durante a exibição da trilha audiovisual.

Tocava alto o celular do baterista Flavio Iraha, era seu colega da banda Flat Fun, o guitarrista Felipe Zapatta. Eles se alegravam ao saber que o videoclipe “Passos Errados” será exibido na categoria caiçara. “O ator global Gustavo Leão observa situações em que outras pessoas caminham e agem ao contrário, até ele descobrir que é ele quem está errado”, explica o manager Felipe Coelho. A banda de 9 anos de existência já teve o videoclipe “A Outra Aurora” inserido na última edição do festival.

Dany Romano também aparecerá na telona cantando “Desencanado”. O videoclipe foi dirigido por Dino Menezes, que já recebeu cinco prêmios em outras edições. Para Menezes, o festival marca sua carreira: “Comecei meu trabalho como diretor fazendo Curta Santos. Graças a ele, consegui levar meus curtas-metragens para mais de 15 países”.


Veja mais fotos da noite dos selecionados.










*Este post teve a colaboração de Lincoln Spada, do blog O Palco Santista

0 comentários:

Postar um comentário