Curtas-metragens que representam a Retomada

Quem gostou dos principais filmes de estilo mais autoral e que não deixaram o aspecto comercial de lado durante o período da Retomada do Cinema Nacional, certamente foi se acostumando a pensar e se divertir com a filmografia de Jorge Furtado. Com experiência prévia no telejornalismo televisivo, o cineasta gaúcho é responsável por alguns dos melhores curtas-metragens que este país já lançou, antes de emplacar longas de sucesso como “Houve uma vez dois verões” (2002), “O homem que copiava” (2003), “Meu tio matou um cara” (2004) e “Saneamento Básico” (2007).
Eu, particularmente, considero que devo aos curtas-metragens escritos e dirigidos por Jorge Furtado a convicção de que os filmes de menor duração também podem e devem se destacar pela qualidade de uma narrativa que propõe a participação do espectador, seja no exercício do raciocínio lógico ou na entrega da emoção espontânea. Por isso, em pleno aquecimento para o Curta Santos, eu recomendo com ênfase a coletânea em DVD JORGE FURTADO - CURTAS.
Neste DVD – ou buscando o mesmo repertório no website Porta Curtas – você vai encontrar alguns dos principais momentos audiovisuais da década de 1990, em filmes que resultam num vasto currículo de premiações. Estão ali O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA, premiado nos festivais de Gramado, Havana e Huelva; BARBOSA (co-dirigido por Ana Luiza Azevedo), melhor em Havana; e ESTA NÃO É A SUA VIDA, campeão em Clermont-Ferrand. Sem deixar de mencionar o emblemático, e já clássico, ILHA DAS FLORES, ganhador do Quiquito em Gramado, do Urso de Prata em Berlim e também do prêmio máximo em Clermont-Ferrand.
Há muitos outros motivos para conhecer todo o portifólio cinematográfico deste autodidata exemplar: a metalinguagem de O SANDUÍCHE, o mistério de ÂNGELO ANDA SUMIDO, o caráter documental de OSCAR BOZ ou episódico de ESTRADA, e a experimentação de VEJA BEM. Estes são os que compõem o DVD e também estão disponíveis na internet.
No Porta Curtas também é possível assistir o docudrama A MATADEIRA, além de mais duas ficções recentes: RUMMIKUB, com Alice Braga e Elisa Volpato, e MEIA ENCARNADA DURA DE SANGUE, com Camila Pitanga e Francisco Cuoco. Uma exclusividade do DVD é o seu curta de estréia: TEMPORAL, ficção realizada em parceria com José Pedro Goulart e baseada em uma história de Luis Fernando Verissimo.
O Sanduíche
Ficção (2000) 12 min.
Com Felippe Monnaco, Janaína Kramer Morra, Milene Zardo
Ângelo Anda Sumido
Ficção (1997) 17 min.
Com Sérgio Lulkin, Antônio Carlos Falsão, Carlos Cunha Filho
Oscar Boz
Documentário (2004) 12 min.
Com Oscar Boz (pioneiro das filmagens familiares nos anos 50)
Estrada
Ficção (1995) 17 min.
Com Débora Bloch, Fabiano Post, Lila Vieira, Pedro Cardoso
Veja Bem
Ficção (1994) 9 min.
Esta não é a sua Vida
Documentário (1991) 18 min.
Com Noeli (dona de casa que tem dois filhos, uma pessoa comum)
Ilha das Flores
Documentário/Experimental (1989) 13 min.
O Dia em que Dorival Encarou a Guarda
Ficção (1986) 14 min.
Com João Acaiabe, Pedro Santos, Zé Adão Barbosa
- Somente no Porta Curtas:
A Matadeira
Docudrama (1994) 15 min.
Com Antônio C. Falcão, Deborah Finocchiaro, Pedro Cardoso
Rummikub
Ficção (2008) 13 min.
Com Alice Braga, Elisa Volpato, Nelson Diniz, Pedro Furtado
Meia Encarnada Dura de Sangue
Ficção (2009) 23 min.
Com Camila Pitanga, Francisco Cuoco, Sérgio Menezes
- Apenas no DVD:
Temporal
Ficção (1984) 11 min.
0 comentários:
Postar um comentário