terça-feira, 24 de agosto de 2010

PARA CURTIR MAIS CURTAS 8, por Edison Delmiro

Os maiores destaques da produção contemporânea logo ali



Antes de prosseguirmos no garimpo de preciosidades dirigidas por cineastas que depois se tornaram importantes nomes da cinematografia brasileira – como vínhamos fazendo na semana passada – vale a pena fazer um breve intervalo nesta busca interessante para destacar o que podemos chamar de um ótimo “negócio de ocasião”. Se você se sente próximo do circuito de ventos paulistanos sobre audiovisual, ou está de passagem por São Paulo nesta semana, então fique atento para esta dica.

Até sexta-feira, dia 27 de agosto, acontece o 21° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum, mais uma oportunidade para se conhecer bons exemplos da mais recente produção internacional e latino-americana deste formato. O evento também promove discussões interessantes sobre experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas ao curta-metragem, além de oferecer ao público sessões com o que há de mais inovador na produção mundial, retrospectivas, homenagens e exemplos de curtas digitais feitos nas periferias das grandes cidades brasileiras.


Um dos principais atrativos deste festival é o seu compromisso com a renovação do público, o aprimoramento dos realizadores e a democratização dos meios de produção audiovisual; por isso, mantém parcerias com escolas do Estado de São Paulo, para promover ações voltadas aos estudantes com o objetivo de estimular a participação e a frequência dos jovens no evento.



As várias sessões diárias são gratuitas e acontecem em vários pontos da capital: Cinemateca BNDES, Cine Petrobras, Cine SESC, Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Cinusp, Cineclube Grajaú e Museu do Futebol. Os ingressos ficam disponíveis para retirada uma hora antes de cada sessão, na sala de exibição. Os horários dos programas estão disponíveis em www.kinoforum.org.br/curtas/2010. Para ver a vinheta de apresentação do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo visite http://vimeo.com/13947961.


ATRAÇÕES DESTE ANO:

Programas Brasileiros
Mostra Brasil / Panorama Paulista / Cinema em Curso / Kinooikos

Mostra Internacional

Mostra Latino-Americana

Programas Especiais
Imagens Narrativas / Documentários Animados / Arte na Tela / Retrato de Artista / Dark Side / Semana da Crítica / Unidos na Paixão / Curta o Sexo / Infanto-Juvenil / 40 anos de Tampere Film Festival / Kinolounge / Sapporo Short Film Festival / Aires Argentinos / Cachaça Cinema Clube / Fucking Different / Linguagem [E] Técnica / Curtas e Boas

Atividades Paralelas
Oficinas Kinoforum / Noite de Kino / Cinema na Comunidade / Encontro Nacional de ABD / Crítica Curta / Unidos na Paixão / Happy Hour / Fora das Telas / Kinooikos

*Edison Delmiro, professor de Roteiro Audiovisual e Teoria do Cinema, Doutor em Comunicação e Semiótica, um dos curadores da mostra Olhar Brasilis de 2007 e 2008 do Festival Curta Santos.

0 comentários:

Postar um comentário