terça-feira, 17 de agosto de 2010

PARA CURTIR MAIS CURTAS 7, por Edison Delmiro

Experimentalismo e crítica social com diretores consagrados


A consagração de “Bróder”, filme de Jeferson De,  premiado nas categorias de melhor longa-metragem, melhor diretor e melhor ator (Caio Blat), na 38º edição do Festival de Gramado este ano, nos inspira a investigar o currículo cinematográfico de outros bons cineastas brasileiros na busca de curtas-metragens reconhecidos pelo público e pela crítica antes que eles estreassem no cinemão. Os títulos a seguir estão disponíveis no acervo online do site Porta Curtas

Do próprio Jeferson De, minha recomendação é o documentário JONAS, SÓ MAIS UM, onde vemos o crime que vitimou o jornaleiro Jonas Eduardo Santos de Souza, morto ao ser barrado sem razão na porta de um  banco com um tiro dado pelo segurança da agência, no centro do Rio, em 2006. O pai da vítima trabalhava para o ator Caio Blat como pedreiro, e é este ator que narra o lamentável caso, filmado com muita sensibilidade. Vale a pena.

Da diretora Tata Amaral, encontramos VIVER A VIDA, que representa o cotidiano de um office boy que trabalha para um grande empresa através de um dia cheio de promessas e obstáculos a serem superados com o bom humor que pode driblar a dura realidade da vida durante a crise econômica. Crítica social bem humorada também é a tônica do curta de José Roberto Torero A ALMA DO NEGÓCIO, onde um casal-propaganda leva a vida feliz e tranqüila até que um dia o consumismo que tomou sua rotina diária,  fazendo com que marido e mulher se enfrentem até a morte usando apenas produtos anunciados e slogans irônicos. 

O experimentalismo de Philippe Barcinski  também é uma atração de destaque neste arquivo disponível na web: a história surreal do homem preso a um círculo vicioso de degraus até alcançar o topo de uma escada, não fica nada a dever se comparada à pequena obra-prima que narra a resumida trajetória do homem que perde tudo o que tem, gerando uma forma inusitada de se contar uma simples história urbana. Estou me referindo, respectivamente aos filmes A ESCADA e PALÍNDROMO.

E nós vamos continuar garimpando pepitas da sétima-arte e da obra de diretores muito representativos do audiovisual contemporâneo na próxima semana; curtas que podem ensinar muito às novas gerações de realizadores, informando e entretendo o público.

Jonas, Só Mais Um
Direção: Jeferson De; Documentário (2008) 13 min.

Viver a Vida
Direção: Tata Amaral; Ficção (1991) 12 min.

A Alma do Negócio
Direção: José Roberto Torero; Ficção (1996) 8 min.

A Escada
Direção: Philippe Barcinski; Ficção (1996) 4 min.

Palíndromo
Direção: Philippe Barcinski; Ficção (2001) 11 min.



*Edison Delmiro, professor de Roteiro Audiovisual e Teoria do Cinema, Doutor em Comunicação e Semiótica, um dos curadores da mostra Olhar Brasilis de 2007 e 2008 do Festival Curta Santos.

0 comentários:

Postar um comentário