terça-feira, 10 de agosto de 2010

PARA CURTIR MAIS CURTAS 6, por Edison Delmiro

O rito de transição para o longa-metragem em evento único


Ao invés de perguntar como se aprende mais sobre a diversidade temática e estética dos curtas-metragens brasileiros atuais – se é vendo vários (já que os exemplos bem ou mal-sucedidos estão disponíveis em farta quantidade) ou se é fazendo algum (pois não existem muitas oportunidades para se realizar obras audiovisuais com efetivo potencial de exibição para o público) – o melhor que se tem a fazer, sendo iniciante ou veterano nesta arte, é ter contato pessoalmente com filmes novos e jovens diretores, cujas primeiras obras inspiram o ar da renovação.

Até o próximo domingo (dia 15/08), a cidade de São Paulo recebe o 15º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, evento que esteve no Rio de Janeiro na semana passada e representa muito mais do que a reunião dos melhores trabalhos de conclusão de curso das principais escolas de cinema do Brasil. Trata-se de uma chance anual para se estreitar contato com aqueles que podem formar a nova geração de cineastas nacionais da próxima década, e ainda participar de oficinas e debates, mostras exclusivas e sessões especiais com os primeiros longas de muita gente talentosa, sem mencionar a agenda de eventos paralelos.

O que eu aponto como destaque deste festival tão singular, além da exibição de dezenas de filmes universitários, é esta programação de filmes que marcam as estreias de curta-metragistas no difícil cenário real do mercado exibidor de longas-metragens. Testemunhar esse rito de passagem na grande tela pode ser um proveitoso momento de pesquisa e fruição. Na mostra “Primeiros Longas de Ex-alunos”, sempre no Cine SESC, atenção para os seguintes filmes:

Os Famosos e os Duendes da Morte de Esmir Filho – dia 10, 19h10, seguido de debate com o diretor;

O Fim da Picada de Christian Saghaard - dia 11, 19h10;

L.A.P.A de Cavi Borges e Emílio Domingos - dia 11, 20h;

Vida de balconista de Cavi Borges e Pedro Monteiro - dia 12, 19h10;



Fora de Campo de Adirley Queirós e Thiago Mendonça + Nas Rodas do Choro de Milena Sá - dia 12, 20h;

Teste de Elenco de Ian SBF e Osiris Larkin, seguido de debate com o diretor.



No último dia do evento, há ainda a Mesa Redonda com o tema “O Primeiro Longa A Gente Nunca Esquece”, às 11h. Boa parte do festival também acontece no Cine Olido e CINUSP. Conheça a programação completa no website www.fbcu.com.br

O diretor homenageado este ano é Vladimir Carvalho, responsável por “Barra 68 - Sem Perder a Ternura” e “O Evangelho Segundo Teotônio” (que serão exibidos como outros da sua filmografia). O evento também prevê o lançamento de um DVD com os filmes de curta-metragem.



*Edison Delmiro, professor de Roteiro Audiovisual e Teoria do Cinema, Doutor em Comunicação e Semiótica, um dos curadores da mostra Olhar Brasilis de 2007 e 2008 do Festival Curta Santos.

0 comentários:

Postar um comentário