quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NOVO LONGA DE ELIANE CAFFÉ, “O SOL DO MEIO DIA”, SERÁ EXIBIDO NO 8º CURTA SANTOS

A cineasta será homenageada na oitava edição do evento, que se consolida como o maior Festival de Cinema do litoral paulista

Revelação do cinema brasileiro contemporâneo, Eliane Caffé será a diretora homenageada com o Troféu Chico Botelho, durante o 8º Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens, que será realizado de 14 a 18 de setembro.

Diretora do premiado “Narradores de Javé”, Eliane estreou no cinema em 1988 com o curta “O Nariz”, uma adaptação de texto de Luiz Fernando Veríssimo.

Com formação em Psicologia, a paulista Eliane Caffé estudou cinema em Cuba e na Espanha. Em 1990, dirigiu “Arabesco”, e em 1994, “Caligrama”. Em 1998, estreia o seu primeiro longa, o surpreendente “Kenoma”, e, em 2003, é a vez de “Narradores de Javé”, premiado em festivais no Rio de Janeiro, Recife, Bruxelas e Suíça.

O novo filme

“O Sol do Meio Dia”, novo longa de Eliane Caffé, mostra a intrigante história de dois personagens fascinantes: Artur (Luiz Carlos Vasconcelos), um criminoso à procura de sua redenção, e Matuim (Chico Diaz), o divertido e encrenqueiro dono de uma velha embarcação. Sob o escaldante calor do estado do Pará, suas trajetórias entrarão em conflito com a chegada de Ciara (Cláudia Assunção), uma mulher sofrida que busca sua liberdade.

Com roteiro de Luiz Alberto de Abreu e da própria Eliane Caffé, “O Sol do Meio Dia” também traz Ary Fontoura em participação especial.  
O filme é inédito no circuito comercial brasileiro e já ganhou o Troféu Redentor de melhor ator no Festival do Rio em 2009 para Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos.

Troféu Chico Botelho

O troféu entregue aos homenageados do Curta Santos leva o nome de Chico Botelho, cineasta nascido na cidade de Santos, em 1948, e prematuramente falecido em 1991. Um dos expoentes da nova geração de cineastas paulistas que despontava nos anos 80, Chico Botelho chamou a atenção através do talento e da criatividade com que dirigiu seus longas “Janete” e “Cidade Oculta”. Foi também Professor da ECA-USP.  

O Troféu Chico Botelho é concedido a jovens diretores que, de alguma maneira, marcaram presença significativa com filmes expressivos na história da recente safra do cinema nacional. Em edições anteriores, o prêmio foi entregue aos diretores Lírio Ferreira, Beto Brant, Carla Camurati e José Eduardo Belmonte.

O Curta Santos

Sob o tema "Só os Loucos Sabem...", o Curta Santos deste ano será realizado de 14 a 18 de setembro, e terá em sua programação nada menos que dez mostras, sendo quatro competitivas (Olhar Caiçara Independente, Olhar Caiçara Universitário, Videoclipe Brasilis e Videoclipe Caiçara) e seis não competitivas (Curta Cris, Curta Matinê, Mostra de  Longas, Olhar de Rua, Mostra Chico Botelho - Retrospectiva Eliane Caffé e  Só os Loucos Sabem...). Além das já tradicionais oficinas, workshops, mesas redondas e bate-papos com profissionais da área.

O Curta Santos é uma realização da Associação dos Artistas e da Associação Cultural Olhar Caiçara em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Sistema A Tribuna de Comunicação e Roxy Cinemas.

Serviço:

Curta Santos homenageia Eliane Caffé  com o Trofeu Chico Botelho.
Dia 17 de setembro de 2010, na pré-estreia do filme “O Sol do Meio Dia”.
Horário: 20 horas.
Cine Roxy Gonzaga - Av. Ana Costa, 443 - Gonzaga - Santos.


Acompanhe tudo sobre o Festival em:

0 comentários:

Postar um comentário